Por que fazer a coleta seletiva do Lixo?!

Por que fazer a coleta seletiva do Lixo?!

Postado por: Rafael Fujii | 01 de Agosto de 2020

Tantas vantagens!
O mundo está reciclando! Temos que ampliar nosso processo de reciclagem e otimizar o uso de nossos recursos.

 

Enquanto vários países estão reciclando mais de 50% do seu lixo, o Brasil ainda fica bem atrás com apenas 3%. Muito pouco considerando que cada cidadão gera em torno de 1kg/dia.
Estamos vendo ilhas de lixo no meio do oceano, animais aquáticos morrendo com plásticos no estômago, aterros como na Índia com 65m de altura, e aqui no Brasil cerca de 3 mil lixões e aterros recebendo mais de 30 milhões de resíduos por ano, e pouco incentivo.
Em 2010 foi lançada a Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Em tese, os objetivos dessa Lei são de proteger a saúde pública e a qualidade ambiental, estimular à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços, fazer a articulação entre as esferas públicas e empresariais, incentivar a indústria de reciclagem, entre outros.
Mas na prática, o que vemos ainda são ações isoladas de organizações que tentam mudar isso.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, 75% das vias possuem o serviço de coleta domiciliar seletiva, e mesmo assim os resultados são baixos. Sabemos da dificuldade de separar o lixo reciclável e levar nos postos espalhados pela cidade.
Algumas iniciativas como a @menos1lixo e o @Catakiapp estão ganhando força e ajudando em muito a espalhar essa ideia.
As cooperativas são responsáveis pela coleta de 90% do lixo reciclável, e quando separamos nosso lixo doméstico, estamos contribuindo para mais de 300 mil empregos. Esse trabalho é fundamental para a destinação correta de cada tipo de material, onde serão reaproveitados!
 

Aqui em casa, fazemos a separação do lixo reciclável, que é recolhido toda sexta-feira. Ainda assim é pouco pelo tanto de lixo reciclável que produzimos. Mesmo mudando algumas práticas de consumo para diminuir o consumo de materiais não-biodegradáveis, é incrível como nosso cotidiano está repleto deles.

Uso de canudo inox, sacolas retornáveis, criação de minhocário, são algumas das ações que estamos fazendo em casa.

Acredito ser possível fazer uma redução considerável e ter algumas ações para a melhoria do nosso meio ambiente.
Acredite nessa ideia!

Abraço

Rafael Fujii

Estúdio Moderna Arquitetura

ACOMPANHE