Você sabe como escolher seu Ar Condicionado?

Você sabe como escolher seu Ar Condicionado?

Postado por: Rafael Fujii | 19 de Janeiro de 2022

Aqui temos um item super importante no nosso cotidiano.

Ninguém mais quer viver sem ele, pois é ótimo para que possamos estar mais confortáveis, seja para trabalhar, para se locomover, ou mesmo para descansar.

O equilíbrio da temperatura tem tudo a ver com nosso desempenho, com nosso humor, com nossa saúde.

Nas grandes cidades onde temos ilhas de calor que deixam a temperatura em média uns 5°C a mais do que nas áreas rurais, é normal que tenhamos milhares de aparelhos ligados ao mesmo tempo.

E sabemos que parte desse calor tambem é gerado pelos ar condicionados ligados o dia todo.

Mas como escolher o ar condicionado correto para seu ambiente?

Existem algumas diferenças de especificação que influenciam no preço e no funcionamento do aparelho, então vamos ver aqui alguns detalhes que considero importante para sua escolha, e sempre recomendo que fale com uma empresa especializada e de confiança para te ajudar na escolha certa do seu equipamento.

Quantos Btus preciso?

No geral fazemos o cálculo de 800 btus/m² para podermos começar a definir os modelos. Mas temos que considerar qual atividade esse espaço terá, quais eletrodomésticos e/ou eletrônicos terá, quantas pessoas irá ocupar, face do Sol, e disponibilidade de modelos.

Qual modelo usar?

Temos vários modelos disponíveis no mercado, e cada um deles tem uma aplicação.

Os mais usados em residencial e comercial são os Splits, que são aqueles que possuem a evaporadora ( unidade interna instalada na parede) e a condensadora ( unidade externa). Esse sistema é de fácil instalação e manutenção, e custo favorável.

Em locais de maior circulação e que tenha espaço no forro, podemos utilizar ainda o Split Cassete que é instalado no forro.

Existem os Splits Inverter que são mais caros que os convencionais, porém são mais econônicos devido ao seu sistema que não permite os picos de energia dos convencionais toda vez que são ligados. Então acaba tendo uma vantagem boa. Procure as marcas que tenham o selo Procel que garante uma economia durante a vida úitl do equipamento.

Outra opção que encontramos nos Splits são os modelos “Quente e Frio” que em dias frios tem a opção de esquentar o ar. Uma comodidade a mais no dia a dia.

Confira sempre com a empresa que irá fazer o serviço, o lugar onde será instalado a condensadora, pois precisa ter renovação de ar. Não pode ser instalado em lugar fechado e quente que prejudica o funcionamento.

Além disso, veja a distância que a condensadora ficará da evaporadora. Existe um limite que se excedido, deve considerar uma evaporadora mais forte para compensar essa distância.

Ah, a distância não é em linha reta ok. Deve considerar o caminho que a infra de cobre fará até chegar a condensadora.

Não esqueça de fazer o dreno para as evaporadoras e marcar a posição desse cano pvc marrom 3/4 para depois nao furar quando instalar a marcenaria, fixar televisão ou até um quadro.

Lembre-se sempre de ver qual modelo usará antes da reforma, porque alguns modelos pedem o ponto 220V na evaporadora, e outros pedem na condensadora. Então para evitar surpresas, pesquise antes e ja vai escolhendo o que melhor te atende, e assim poder fazer a instalação sem surpresas.

Siga as instruções dos equipamentos quanto à parte elétrica. Cada aparelho deve ter seu disjuntor e não deve ser utilizado nenhuma tomada nesse circuito.

Bom, parece muita coisa, ne? Mas vai com calma, e escolha de forma consciente para poder aproveitar bem.

E lembre-se de fazer um bom projeto que ajude a diminuir o uso do seu ar condicionado, colaborando assim com seu bolso e com nosso mundo!

 

Abraço

Rafael Fujii

ACOMPANHE